OMG esse tópico tá lindo *-*
Amy~ escreveu:Eu acredito que o "jeitinho brasileiro" é muito mais abrangente do que pensam... são confortos exagerados que estão presentes em todas as ações da população, e não só na corrupção ou no "receber sem esforço". Você jogar um papel na rua é conforto, você não querer pesquisar um candidato bom é conforto, você ser levado por programas de TV é conforto, você não questionar as injustiças é conforto ... nosso país é cheio de pessoas acomodadas. Como mudar uma sociedade na qual, convenhamos, mais de 60% da população é assim?
Há tentativas de mudança? Sim, há. Mas poucas e isoladas... e as passeatas e protestos não ganham força por diversos motivos, seja por desinteresse mesmo, ou pela visão pessimista do brasileiro de que "ah, não vai adiantar mesmo"... o que vira uma enorme bola de neve @__@'
Enfim, poderia passar horas e horas debatendo isso huahuah xDD *vai fazer um TCC sobre isso*
Amy, o Brasil é sim um país formado por pessoas acomodadas e conformistas. Porém eles não são todos e muito menos a maioria. As pessoas querem mudar o Brasil, o problema é que elas não sabiam onde por seus esforços, e por isso nada era feito. Mas aí está uma coisa que estou estudando na faculdade. Existe uma tal internet que está ganhando cada vez mais força e está mudando as coisas mais rápido do que se imagina. Ha alguns anos atrás eu não sabia de nenhum tipo de protestos pela internet ou algum outro meio de informaçao massivo. TV's e Rádios não vão ajudar o povo a mudar o Brasil para o modo que o povo quer. Cada um desses tem seus interesses, e irá agir de acordo com tais. Quem vai ajudar a mudar o Brasil para como o povo quer é o próprio povo.
Vou dar um pequeno exemplo.. o otário.
Dia 17 de setembro ele publicou um vídeo falando sobre a sacanagem que os bancos (com foco no itaú) fazem ao oferecer serviços pagos aos clientes, enquanto eles tem obrigaçao, segundo o conselho monetário nacional, de oferecer gratuitamente até certas condiçoes. (vou deixar o link ali embaixo)
Não se passou 1 mês e o itaú anunciou reduçao de até 32% das tarifas bancárias.. (link abaixo também)
Ele tem outros videos também, falando de outras coisas do genero.. Inclusive recomendo fortemente que todos vocês deem uma passada no canal dele para ver do que estou falando.
Tem outras iniciativas parecidas.. O "dia do basta" põe noticias no facebook, links para petiçoes pela internet, e tenta organizar alguns protestos com a populaçao.. entre outros..
Acho que o que falta não é vontade de mudar.. Isso os brasileiros tem.. O que falta é educação para todas as pessoas e conhecimento do que acontece ao nosso redor.. Para este existem essas pessoas sem rosto, que usam a internet como meio de comunicaçao para atingir e tentar mudar as pessoas, de pouco em pouco.
https://www.youtube.com/watch?v=wFRNo4chEPYhttp://oglobo.globo.com/economia/itau-anuncia-reducao-de-ate-325-em-tarifas-bancarias-6429116https://www.facebook.com/diadobasta------------
E pra voltar um pouco a temática do tópico.. São culturas diferentes, com valores totalmente diferentes. No Brasil as pessoas se preocupam mais com o que acontece ao seu redor do que com o bem comum.. No japão é diferente.. Eles fazem aquilo que vai ser melhor para eles no futuro, suas decisões são mais coerentes. Mas a cobrança social é maior.. Tem pessoas que conheço que jogam videogame comigo e moram no japão.. E tem um cara que tá doido pra sair de lá e vir pro Brasil.. Pq aqui a vida é muito mais tranquila..
Pessoalmente eu também nao trocaria o brasil pelo japão.. Acho que seria muito bom se os brasileiros soubessem se organizar e se o país fosse mais sério.. Mas por outro lado sem essa seriedade eu ja não aguento a correria... Em outros lugares eu provavelmente ja teria cometido suicídio lol