Otakus Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    Dom Casmurro

    Bommie
    Bommie
    Otaku Semi-Sama
    Otaku Semi-Sama


    Feminino
    Mensagens : 1323
    Idade : 28
    Localização : I'm walking on air ≧∇≦
    Ocorrências Ocorrências : 0/5

    Achievements
    Dom Casmurro 41487932Dom Casmurro Pandacs


    Dom Casmurro Empty Dom Casmurro

    Mensagem por Bommie 23/4/2013, 18:56

    Dom Casmurro 08273289


    Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1899 e publicado pela Livraria Garnier. Foi escrito para sair diretamente em livro, o que ocorreu em 1900, embora com data do ano anterior. Completa a "trilogia realista" de Machado de Assis, ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, tendo sido esses dois escritos primeiramente em folhetins.

    Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama. Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance. Machado de Assis o escreveu utilizando ferramentas literárias como a ironia e uma intertextualidade que alcança Schopenhauer e sobretudo a peça Otelo de Shakespeare.

    Ao longo dos anos, Dom Casmurro, com seus temas como o ciúme, a ambiguidade de Capitu, o retrato moral da época e o caráter do narrador, recebeu inúmeros estudos, adaptações para outras mídias e sofreu inúmeras interpretações, desde psicológicas e psicanalíticas na crítica literária dos anos 30 e dos anos 40, passando pelo feminismo na década de 1970 até sociológicas da década de 1980, e adiante. Creditado como um precursor do Modernismo e de ideias posteriormente escritas por Sigmund Freud, o livro influenciou os escritores John Barth, Graciliano Ramos e Dalton Trevisan e é considerado por alguns a obra-prima de Machado. Além de ter sido traduzido para outras línguas, continua a ser um de seus livros mais famosos e é considerado um dos mais fundamentais de toda a literatura brasileira.




    Esse livro cai muito no vestibular, quem quiser o resumo...
    http://vestibular.brasilescola.com/resumos-de-livros/dom-casmurro.html

    Livro em pdf: aqui
    Amy~
    Amy~
    Moderador
    Moderador


    Feminino
    Mensagens : 1528
    Idade : 34
    Localização : Azeroth >3
    Ocorrências Ocorrências : 0/5

    Achievements
    Dom Casmurro BotbuDom Casmurro ModmkDom Casmurro Aushe


    Dom Casmurro Empty Re: Dom Casmurro

    Mensagem por Amy~ 23/4/2013, 19:17

    Eu amo qualquer livro do Machado de Assis -w- acho leituras excelentes, engraçadas, descontraídas e ao mesmo tempo que são complexas e inteligentes, são também super fáceis de ler~~
    Eu ainda prefiro Memórias Póstumas de Bras Cubas do que Dom Casmurro o.o acho que é mais inovador... Mas o velho caso "Capitu traiu ou não" é um clássico maravilhoso *_* (sem contar que é um cliche das faculdades de Direito usarem sempre esse caso como exemplo -.- já fiquei de saco cheio...)

    Bom, acho que todo mundo acaba lendo esse livro mais cedo ou mais tarde xD mas quem não tiver a obrigação de le-lo, LEIA MESMO ASSIM!! E leia outros livros do Machado de Assis também *_* não vão se arrepender, prometo!

      Data/hora atual: 21/11/2024, 11:32