De todas as redes sociais que participo a segunda que mais gosto é o Twitter, não tem álbum de fotos, não tem lista de amigos, nem bate-papo, nem jogos; mas tem uma interação entre as pessoas que eu acho muito legal. Lá eu me expresso, não sou apenas uma foto, tem dias que falo coisas interessantes e dias em que nem eu mesma me seguiria.
Mas vocês devem está se perguntando o que esse papo de Twitter tem a ver com esse livro? Na verdade tudo. Acho que é por gostar muito dessa rede que acabei lendo esse livro, não pretendia fazer isso agora porque a lista dos livros que tenho pra ler está cada vez maior e DO CORAÇÃO DE TELMAH não fazia parte dessa lista; mas quando vi que este livro era uma história contada em 500 tweets eu não resisti; pois se é possível escrever uma romance usando essa rede social eu tinha que confere
Luís Dill provou que isso é mesmo possível, mas apesar do livro ser mesmo escrito no mesmo formato que os tweets e ainda respeitando o limite de caracteres eu ainda fiquei com algumas dúvidas, essa história foi realmente twettada? Fiz algumas buscas na internet, mas não encontrei uma resposta, também não encontrei o perfil do autor e nem da personagem; se a rede é o pano de fundo da história acho que a história deveria estar na rede, mas eu não sei dizer se está ou não, vai ver não sou boa pesquisadora.
A história de Telmah é trágica, depois da morte de seu pai a vida dela vira uma tragédia shakespereana, e ela usa o Twitter pra desabafar, pra compartilhar com alguém o que ela está passando, pra deixar registrado. É uma história curta, muito rápida de ser lida, é como acompanhar a timeline da rede por algumas horas, cheguei a ficar atormentada por não ter acompanhado a tragédia de Telmah, por não ter sido seguidora dela, por não ter sido cúmplice.
A adolescente conta fala sobre a sua dor, sua sede de vingança e a dúvida que a atormenta, compartilha o medo e a angústia pela internet, passa a impressão de que dividindo isso com estranhos o seu fardo ficaria mais fácil de ser carregado, mas não é bem isso que acontece.
DO CORAÇÃO DE TELMAH provou que é possível sim fazer literatura usando o Twitter, e literatura de qualidade, pois o livro é ótimo; só senti não ter encontrado nada com referência a ele no Twitter.
Minha nota: 8
O final me decepcionou um pouco, mas todo o enredo é fantástico!
Livro aqui