Final Fantasy Tactics (FFT) é um jogo tático de RPG eletrônico, desenvolvido pela Square Enix em 1997 para Sony Playstation. Foi distribuído pela Square no Japão em junho de 1997, e pela Sony Computer Entertainment America nos Estados Unidos em janeiro de 1998.
Originalmente lançado para o Playstation 1 em 1998, Final Fantasy Tactics revolucionou o gênero ao mesmo tempo em que explorou uma nova faceta da franquia, desviando-se um pouco do formato tradicional de RPG — que consagrou a série — introduzindo elementos táticos que acabariam proliferando por diversos títulos semelhantes.
Historia:
Arazlam J. Durai é um historiador do reino de Ivalice, que em seus estudos procura a verdade por trás de um dos períodos mais conturbados do reino: a Guerra dos Leões (War of the Lions) e a ascensão ao trono do Rei Delita Heiral.
O historiador contesta a participação do rei na Guerra e alega que o verdadeiro herói do confronto foi um homem chamado Ramza Beoulve. Para provar as asserções de Arazlam, o jogo reconta a história, mostrando o que realmente aconteceu durante o conflito que definiu o futuro do reino.
Nos remotos tempos de Ramza, acompanhamos o então mercenário e guarda-costas da princesa Ovelia, enquanto ele e seus companheiros defendem um monastério, de um ataque surpresa. Em meio à batalha, um seqüestrador consegue quebrar as defesas e raptar a princesa Ovelia e para surpresa de todos, o seqüestrador é Delita Heiral, futuro rei e melhor amigo de Ramza.
Delita e seu amigo Ramza
Complexamente simples:
Antes de tudo, deve-se ter em mente de que The War of the Lions é, em seu núcleo, um jogo de estratégia em turnos, no qual você controla um grupo de soldados posicionados estrategicamente sobre um cenário tridimensional, assemelhando-se às peças de um jogo de xadrez.
Como no xadrez, cada peça, ou no caso, cada personagem, possui características singulares positivas e negativas. O sistema de “jobs” atribui a cada função de personagens, habilidades especiais únicas, sejam de ataque ou defesa
Entretanto o que pode parecer superficial logo se transforma em um poço de areia movediça que engole o jogador em um universo de opções. São menus, indicadores, itens, escalas… e muito mais, tudo a sua disposição para criar o melhor exército do mundo fantástico de Ivalice.
De escudeiro a cavaleiro:
O sistema de progressão dos personagens é à base dessa construção, você comanda um grupo formado basicamente de “Escudeiros” (são aprendizes, com a capacidade de fazer de tudo um pouco, sem especializar-se em nada). Conforme seus heróis vão evoluindo, você terá a opção de designá-los novas funções (jobs), então um “Escudeiro” pode se tornar um “Cavaleiro”, ou quem sabe um “Arqueiro”, enquanto um “Químico” (classe-base dos curandeiros, capazes de carregar e utilizar itens) pode decidir focar-se em magia, tornando-se um Mago Branco, capaz de realizar feitiços de cura.
O sistema de progressão de classe não é o mesmo que a evolução do personagem, por exemplo: seu personagem pode ter nível sete, ao mesmo tempo em que é um Escudeiro nível 3 e um Cavaleiro nível 2. O jogo possibilita que cada personagem tenha uma classe inata, podendo assim progredir dentro desta classe e assumindo novas funções.
Jobs:
- Spoiler:
- Jobs Comuns
São as profissões em Final Fantasy Tactics, cada profissão tem uma
característica própria e habilidades exclusivas, algumas realmente uteis,
outras nem tanto, abaixo segue uma tabela com todos os jobs e suas
principais características.
Squire
Boa no começo, com várias habilidades muito úteis, como
Acumulate, Counter Tackle e Gained JP Up, mais com o
surgimento de outras profissões, torna-se obsoleta.
Chemist
Esta é sem dúvida uma das profissões mais úteis, como
curandeiros os Chemists são tão bons quanto os Priests ou
até melhores, e a partir do momento em que eles passam a
usar Guns, sua utilidade aumenta ainda mais.
Knight
Os cavaleiros tem um bom ataque, mas é só isso,
infelizmente eles não tem nenhuma habilidade que preste,
servindo apenas para conseguir outras profissões.
Priest
Os Priest são bons como curandeiros, pois podem curar
mais de um personagem ao mesmo tempo, mas se você quiser
uma cura imediata é melhor contar mesmo com os Chemists.
Archer
Os arqueiros tem um ataque semelhante ao dos Knignts, mas
eles podem atacar a longas distancias o que os torna bem
mais úteis, mas a partir do momento em que os Chemists
passam a usar Guns, os Archers se tornam dispensáveis.
Wizard
Wizard são ótimos, suas magias causam um grande estrago
nos inimigos e as outras habilidades também são muito úteis.
Monk
Uma das melhores profissões do jogo, os Monks tem um
ataque impressionante apesar de não usarem armas e a
maioria de suas habilidades são muito úteis, você deverá
usá-los durante todo o jogo.
Oracle
Oracles podem ser úteis em algumas ocasiões e tem algumas
habilidades úteis, mas você não deverá usá-los muito.
Thief
Os ladrões tem um ataque fraco pelo fato de usarem adagas,
mas eles possuem algumas habilidades úteis, como Steal
Heart, Secret Hunt e Move/Jump + 2, aprenda essas e
esqueça o resto.
Time Mage
Time Mages são muito bons, suas magias são bastante úteis
contra alguns inimigos e a Support Ability Short Charge
também é muito útil para outras profissões.
Geomancer
Os Geomancers não tem nada de extraordinário, mas também
não são ruins, seu comand ability Elemental é baseado no
terreno onde ele pisa e tem um bom alcance além de causar
diversos status negativos, outra habilidade útil é o
attack up.
Mediator
Essa é na minha opinião a mais inútil das chamadas
profissões comuns, mediadores não tem absolutamente nada
que preste além de ter um ataque e defesa horríveis,
use-os apenas para conseguir outras profissões.
Lancer
Esta é na minha opinião, a melhor das chamadas profissões
comuns, os Lancers tem um ataque monstruoso e seu comando
Jump o deixa invulnerável por alguns turnos, equipe nele
a suport ability Two Hands dos Samurais e pronto, você
terá uma máquina de matar quase perfeita.
Summoner
Esta é a segunda melhor profissão do jogo na minha
opinião, as Summons podem ser realmente devastadoras e a
habilidade Half MP é utilíssima, o único problema é a
demora em executar as magias, mas isso pode ser resolvido
com Short Charge dos Time Mages.
Dancer (só para mulheres)
Com excessão da habilidade Jump + 3, as dançarinas são
simplesmente inúteis, seus comand abilities raramente
acertam o inimigo e elas são muito frágeis.
Bard (só para homens)
Bards são bem mais úteis que as Dancers, seu comand
ability tem mais chances de acertar, além de terem
Move + 3.
Samurai
Os Samurais tem um ótimo ataque, mas tirando Two Hands,
todas as suas outras habilidades são inúteis, aprenda
essa e use-a em um Lancer.
Ninja
Os ninjas estão em quarto lugar na lista das melhores
profissões, o fato de usarem duas armas (dois ataques
normais seguidos) faz deles extremamente mortais, e seu
comando Throw é bem útil também, como em Final Fantasy
Tactics, dinheiro não é problema, não venda suas armas,
guarde-as para jogá-las com os Ninjas.
Calculator
O Calculator é bom, mas os iniciantes podem se complicar
um pouco para usá-lo, principalmente quem é ruim de
matemática, mas depois que você pegar o jeito ele poderá
se tornar uma poderosa arma, suas outras habilidades são
muito úteis, seu único defeito é ter a pior defesa dentre
as profissões.
Mime
Lembra quando eu disse que o mediador era a profissão
mais inútil, perdoem-me, pois eu me enganei, esta sim é a
profissão mais inútil do jogo, o mímico apenas imita a
última ação praticada por um aliado, isso até poderia ser
útil, em qualquer outro jogo da série Final Fantasy, mas
em Tactics isso é totalmente fora de propósito, além
disso ele não tem nenhuma reaction, support ou move
ability, não entendo porque demora tanto pra conseguir.
Jobs:
Imagens:
Final Fantasy Tactics Advance