Sinopse:Oreki Hotaro é um garoto que sempre age passivamente. Um dia, ele entra no Koten Bu (Clube de Literatura Clássica), como recomendado por sua irmã mais velha. Lá ele encontra Chitanda Eru, Fukube Satoshi e Ibara Mayaka. Chitanda é uma garota calma e bonita, mas ela se torna na personificação da curiosidade quando diz “Eu estou interessada nisso”. Fukube é um garoto sorridente com uma memória fantástica, mas ele nunca deduz nada sozinho. Ibara é uma garota baixinha e restrita em relação a outros e a si mesma. Ela adora o Fukube, mas ele esquiva sempre que ela se aproxima. Eles começam a investigar um caso que ocorreu 33 anos atrás. Pistas do mistério estão enterradas em uma velha coleção de trabalhos dos membros originais do Clube. A coleção é entitulada “Hyouka”. (Fonte: PA Fansub)
Data de Lançamento: 14 - 04 - 2012
Autor: Honobu Yonezawa
Gênero: Escolar, Mistério
Diretor: Yasuhiro Takemoto
Hyouka é um dos melhores animes da temporada, pelo menos é essa a minha opinião. O estúdio, que produziu o anime é o estúdio Kyoto Animation,o mesmo que produziu Lucky Star, K-on!, Suzumiya Haruhi no Yuutsu, entre outros. Com pequenos mistérios e com a graça da Chitanda faz com que o anime seja magico. Não sei a vocês, que já viram o anime, mas encontro grande semelhança do Oreki com o Kyon, de Suzumiya Haruhi no Yuutsu. Então vejam, vale a pena!!!