Otakus Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 participantes

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Silas Tsunayoshi
    Silas Tsunayoshi
    Otaku-Sama
    Otaku-Sama


    Masculino
    Mensagens : 1635
    Idade : 25
    Localização : RS
    Ocorrências Ocorrências : 0/5

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Empty [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Mensagem por Silas Tsunayoshi 12/12/2012, 23:53

    GIMP:Conhecendo A Ferramenta.
    Indice:
    Não Estava Nos Planos Eu Fazer Tutoriais Para O GIMP Tão Cedo,Porém Eu Recebi Bastante Pedidos De Amigos Do Fórum Para Ajuda-los Há Aprender A Mexer Nessa Ferramenta Fantástica Que É O GIMP.Então Vamos Começar Aprendendo O Básico Criando Essa Sign De Nivel Simples.
    Conceito Básico:
    GIMP,É Uma Ferramente Similar Ao Photoshop,Que Serve De Edição De Imagem E Até Mesmo De Criação.Apésar De O Photoshop Ser O Preferido No Mercados De Uso Atual,O Gimp Muitas Vezes É Mais Usado Que O Photoshop,Pelo Fato De Ser Um Pouco Mais Facil De Mexer Nele E Também Pelo Fato De Ser Muito Mais Léve Que O Photoshop E Mais Alguns Programas De Edição.Apesar De Ter Um Manoseio Mais "Simples" Que O Photoshop,Ele Possui A Desvantagem De Não Ter Tantos Recursos Quanto O Próprio Photoshop.
    Itens Usados:
    Render Uchiha Sasuke:
    Spoiler:
    GIMP 2.6
    P.S:É Recomendavel Baixar Um GIMP De Versão 2.6,Se Quiser Aprender Algo Com Esse Tutorial.Pois Você Não Terá Certeza De Todo O Tutorial Com Outras Versões.
    Janelas De Ultilidades:
    Há Uma Certa Posibilidade De Quando Você Abrir O GIMP Pela Primeira Vez,Você Não Achar Nenhuma Janela,Algumas Vezes A Janela De Ferramentes Já Vem Aberta.Porém Se Ela Não Vier No Seu Caso Eu Vou Ensinar:
    1ºVá Em Janelas No Topo Do GIMP.
    2ºClique Em Caixa De Ferramentas.
    3ºClique Em Camadas,Canais,Vectores,Desfazer-.
    Imagem De Ajuda:
    Spoiler:
    Como Podem Ver Na Imagem Acima.Após Os Cliques Duas Janelas Similares Aquelas Acima,Se Abriram.Então Mantenham Elas Abertas E Vamos Para O Próximo Passo.
    Começando Uma Nóva Imagem:
    1ºVá Em Arquivo No Topo Do GIMP
    2ºDepois Vá Em Novo E Clique
    3ºApós Isso Especifique O Tamanho Da Imagem Que Você Deseja Criar (450x200)
    4ºMaximize A Aba "Opções Avançadas"
    5ºVá Em "Preencher Com" E Marque A Opção Transparencia
    6ºDepois Clique Em "Ok"
    Imagem De Ajuda:
    Spoiler:

    Lembrando Que O Tamanho Da Imagem Que Você Quer Criar Séra De 450X200 Pelo Fato De Eu Sempre Usar Esse Tamanho Como Base Para Minhas Sign's,Porém Você Pode Mudar O Tamanho Dependendo De Suas Preferencias.
    Bom Agora Que Você Já Criou Seu Projeto,Vamos Para O Próximo Passo.
    Fundo Da Imagem-Começando:
    Bom...Há Varias Maneiras De Fazer Fundos E Usar Fundos,Mas Como Éssa Aula É Básica.Eu Irei Ensinar O Jeito Mais Comum E Que Apesar De Eu Não Usar Muito,É O Jeito Mais Aceito E Usado Pelos Usuarios De Gimp:
    1ºProcure Na Sua Caixa De Ferramentas,A Ferramenta Chamada De "Ferramenta De Preenchimento"(Balde De Tinta)
    2ºApós Achar Clique Nele Duas Vezes Rapidamente Para Abrir Há "Opções De Ferramenta"
    3ºNa "Opções De Ferramenta",Vá Em "Tipo De Preenchimento" E Marque A Opção "Preenchimento Com Textura"
    4ºAgora Clique No Quadrado Com A Textura E Escolha A Textura Desejada.
    5ºApós Marcar A Textura Desejada Clique Na Imagem,Que Então A Imagem Sera Toda Texturizada.
    Imagem De Ajuda:
    Spoiler:
    No Meu Caso Eu Escolhi A Textura "Big Blue" Porque Usaremos Eu Usarei A Render Do Sasuke Nessa Aula.
    Agora Que Você Já Encheu A Imagem Com A Textura,Vamos Para A Ultima Coisa Que Você Precisa Fazer Para Deixar O Fundo Completo.
    Fundo Da Imagem-Finalizando:
    Essa Etápa É Opcional,Porém Como Eu Sei Que Todos Querem Ter Seu Primeiro Trabalho No Minimo "Apresentavel".Eu Irei Ensinar Uma Coisa A Vocês.Sempre,Mas Sempre Que Vocês Usarem Esse Tipo De Fundo Que Eu Ensinei Vocês A Usarem Agora.Você Deve Desfoca-lo Pois Assim Ele Irá Se Tornar Um Fundo Mais "Ousado",Dando Um Efeito Muito Mais Bonito Há Imagem.Porém Como Éssa É Uma Aula De Iniciantes,Eu Não Pretendo Ensinar Como Usar Todos Os Filtros E Efeitos Nela.Porém Eu Ensinarei Isso:
    1ºClique Com O Direito Na Imagem Que Você Está Criando
    2ºE Assim Vá Em "Filtros"
    3ºE Após Isso Vá Em "Desfocar"
    4ºE Selecione A Opção "Desfocagem Gaussiana"
    5ºEscolha A Contagem Na Vertical E Horizontal A Seu Gosto (Eu Recomendo 7 Por 7)
    6ºApós Isso Só Clique Em "Ok"
    Imagem De Ajuda:
    Spoiler:
    Como Vocês Veem Acima,Eu Usei 7 Por 7.O Que É Bem Razoavel Pra Um Fundo De Textura,Mas Experimente Bastante.De Uma Olhada Em Todos Os Numeros Usando a Pré-Vizualização.EXPERIMENTE!
    E Assim Nós Chegamos Na Penultima Etapa,A Render:
    Botando A Render Na Imagem:
    Bom,Primeiro De Tudo Vocês Devem Ter A Render No PC:
    1ºVá Em "Arquivo"
    2ºApós Isso Clique Em "Abrir Como Camadas"
    3ºProcure E Abra A Render Na Aba Que Se Abrirá
    "Ué...Mais Ela Está Muito Grande Pra Caber Na Imagem,E Agora???O Que Eu Faço???"
    Não Se Preocupe,Eu Vou Ensinar Vocês A Redimensionar A Render Para Ela Caber Na Imagem Do Jeito Que Vocês Quiserem.^^
    4ºVá Na "Caixa De Ferramentas" E Procure A Ferramenta "Ferramenta De Redimensionar".
    5ºAo Achar Clique Na Ferramenta E Então Após Isso Clique Na Render Uma Vez.
    6ºClique Nas Correntes Que Aparecem Quebradas Na Aba De "Redimensionar",Assim Elas Se Fecharam.
    7ºDiminue A Render Usando A Barras Laterais Que Apareceram. (Eu Deixei A Render Em 426x494)
    8ºClique Em "Redimensionar"
    9ºUse A "Ferramenta De Movimento" Para Mover A Render Até O Ponto Desejado Da Imagem.
    Imagens De Ajuda:

    Spoiler:


    Spoiler:
    "Ué?Mas Eu Ainda Não Entendi Uma Coisa.Porque Eu Tive Que Fechar Aquelas "Correntes" Antes De Redimensionar A Imagem?"
    A Respósta É Simples,Você Não É Obrigado A Fechar As Correntes,Porém Elas Servem Para Que A Pessoa Que Está Redimensionando A Imagem,Não Quebre A Render Sem Querer Por Ter Redimensionado Demais.
    Agora Que Você Já Tem O Fundo E A Render No Lugar Onde Você Deseja,Só Falta Uma Coisa.
    Escrever Algo Na Imagem.
    Escrever Algo Na Imagem:
    Se Você For Fazer Uma Sign.É Óbvio Que Vai Querer Algo Escrito Como O Seu Nick No Fórum.E Ja Vou Avisando Que Éssa É A Parte Mais Dificil E Confusa Da Aula Então Prestem A Atenção:
    1ºVá Em "Arquivo" E Em "Novo" Assim Como Você Fez No Começo Da Aula.Lembre-Se De Deixar Transparente E Também Deixar Tudo Exatamente Igual A Imagem Que Você Criou Originalmente.
    Agora Você Tem Uma Imagem Transparente Do Mesmo Tamanho Da Imagem Que Você Está Criando Do Sasuke Em Outra Aba Certo?Se Tiver Vamos Continuar.
    2ºVá Na Janela De "Camadas,Canais,Vectores Que Você Abriu No Inicio Da Aula.
    3ºE Então Troque O "Sem Titulo-1"Pelo Outro Sem Titulo Que Terá Ali.
    4ºApós Isso Minimize A Imagem Original Que Você Estava Criando "MAIS NÃO A FÉCHE!"
    5ºVamos Agora Mexer Na Nova Imagem,Então Maximizea.
    6ºEm "Caixa De Ferramentas" Ache A Ferramenta De Texto (Grande A Preto)
    7ºClique Nele Duas Vezes Para Abrir Suas "Opçoes De Ferramenta"
    8ºAgora Escolha A Fonte E O Tamanho Ao Seu Gosto
    9ºEntão Estique O Mouse Na Imagem Transparente Que Vou Criou
    Agora Abriu Uma Aba Pra Você Escrver O Que Você Quiser Né."Editor De Texto Do Gimp".Se Abriu,Vamos Continuar,Se Não Abriu Volte E Olhe Pra Ver Se Não Esqueceu De Nada Ou Então Olhe As Imagens Abaixo Para Se Localizar.
    10ºAgora Use Essa Aba Para Escrever O Que Você Desejar (No Meu Caso Eu Escrevi "SASUKE")
    11ºAgora Que Você Escreveu Póde Fechar A Aba De "Editor Do Texto Do Gimp"
    12ºClique Com O Direito No Texto Que Você Escreveu
    13ºE Vá Em "Filtros"
    14ºE Então Vá Para "Alfa Para Logo"
    15ºE Escolha O Estilo Da Escrita (Recomendo Basico II)
    Agora Abriu Uma Aba Nova Certo?Se Abriu Continue A Ler:^^
    16ºMexa Nas Cores Que Você Quer (A Cor De Fundo É Sempre Inutilizavel)(No Meu Caso Eu Escolhi Fundo Preto E Texto Azul Forte)
    17ºApós Escolher Tudo,Clique Em "Ok"
    Agora O Tamanho Da Imagem Diminuiu Né?E O Texto Ficou Mais Bonito Né?Sim E Agora Vamos Continuar:
    18ºVá Na Janela De Camadas,Canais,Vectores.
    19ºClique Com O Direito No Quadrado "Preto" Com O Nome "Background"
    20ºApós Clicar Clique Em "Remover Camada"
    Agora O Fundo Sumiu E Ficou Só As Letras Né?Muito Bem Você Está Na Réta Final Do Tutorial!!!:
    21ºAgora Ainda Na Aba Do Texto Vá No Topo Do GIMP E Clique Em "Arquivo"
    22ºApós Clicar,Clique Em "Salvar Como"
    23ºSelecione O lugar Onde Você Quer Salvar
    24ºEscolha Um Nome Qualquer Porém Lembre De Escrever .Png No Final Do Nome (EX:Sasukelogo.png)
    25ºE Então Clique Em "Salvar"
    "O.O,Agora Apareceu Aqui Um Aviso Com Várias Opções.O Que Eu Faço?"
    Calma,Calma Eu irei Ensinar O Que Fazer Agora:
    26ºSimplismente Clique No Botão "Exportar"
    27ºAgora Marque Todas As Opções Da Aba Que Abriu Chamada De "Salvar Como Png"
    28ºAgora Clique Em "Salvar"
    29ºAgora Feche A Aba Do GIMP Onde Você Escreveu O texto Sem Dó E Volte Para A Aba Da Imagem Que Você Estava Fazendo.
    Imagens De Ajuda:
    1

    Spoiler:

    2
    Spoiler:
    Lembra Quando Você Pós A Render Do Sasuke.Que Você Usou Arquivos>Abrir Como Camadas?Então Faça Exatamente A Mesma Coisa Só Que Então Escolha O Texto Em Forma De Imagem E Abra!Após Isso É Só Mover O Texto Para Onde Você Quiser!
    E Isso Nos Leva A Ultima Parte Do Tutorial,Coisa Muito Simples!
    Lembra Do Jeito Que Eu Ensinei Acima Para Salvar O Texto No Computador,Usando Salvar Como>Talnome.png E E Tudo Aquilo?Então Faça O Mesmo Só Que Agora Com A Sign!
    MEUS PARABENS!
    Resultado Final:

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Sasuketutorialsign

    Até O Proximo Tutorial Pesoal!

    Já Dominou Éssa Aula Aqui???Então Aprenda A Por Bordas Nas Suas Sign's Clicando Abaixo:
    GIMP:Criando Bordas Comuns


    Última edição por Silas Tsunayoshi em 14/12/2012, 01:58, editado 1 vez(es)
    Emiya
    Emiya
    Otaku Senior
    Otaku Senior


    Masculino
    Mensagens : 420
    Idade : 30
    Localização : Vitória - ES
    Ocorrências Ocorrências : 0/5

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Empty Re: [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Mensagem por Emiya 13/12/2012, 01:18

    A minha não apareceu o "fundo" porque eu não peguei uma imagem transparente, mas tá ai:

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. DfYB3
    Silas Tsunayoshi
    Silas Tsunayoshi
    Otaku-Sama
    Otaku-Sama


    Masculino
    Mensagens : 1635
    Idade : 25
    Localização : RS
    Ocorrências Ocorrências : 0/5

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Empty Re: [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Mensagem por Silas Tsunayoshi 13/12/2012, 01:19

    O.O,Ficou Bom Emiya!^^.Não Se Preocupe,Uma Hora Ou Outra Eu Ensino A Renderizar Imagens!
    avatar
    Zeca
    Otaku Senior
    Otaku Senior


    Masculino
    Mensagens : 424
    Idade : 30
    Localização : Assistindo animes
    Ocorrências Ocorrências : 0/5

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Empty Re: [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Mensagem por Zeca 13/12/2012, 01:58

    Muito bom cara ^^
    Bom trabalho. Como eu sou preguiçoso demais pra tentar aprender essas paradas de design, nem lí HUEHUEHUE, mas espero que ajude os interessados
    Mas tipo, tu tem mesmo que escrever cada palavra nova com letra maiúscula? Eh um pouco annoying...Mas só um pouco. Tbm sou annoying então eh nozes RIARIARIA
    Silas Tsunayoshi
    Silas Tsunayoshi
    Otaku-Sama
    Otaku-Sama


    Masculino
    Mensagens : 1635
    Idade : 25
    Localização : RS
    Ocorrências Ocorrências : 0/5

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Empty Re: [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Mensagem por Silas Tsunayoshi 13/12/2012, 02:04

    kkkkk...Malz Zeca,Esse Vicio De Letra Maiuscula Vem De Toda A Minha Vida,Não Consigo Mais Parar,Porém Obrigado Pelo Elogio,Minha Intenção É Ajudar^^
    SkyNatsu
    SkyNatsu
    Semi-Otaku
    Semi-Otaku


    Masculino
    Mensagens : 5
    Idade : 27
    Localização : Aqui
    Ocorrências Ocorrências : 0/5

    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Empty Re: [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Mensagem por SkyNatsu 11/6/2013, 20:58


    Não uso GIMP,por isso não vou ler,mais o tutorial parece bem explicado,parabéns.
    Trynder
    Trynder
    Designer
    Designer


    Masculino
    Mensagens : 3422
    Idade : 27
    Localização : Joinville,SC
    Ocorrências Ocorrências : 1/5

    Achievements
    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Br026


    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Empty Re: [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Mensagem por Trynder 25/9/2013, 10:48

    Como esperado do Tsuna.
    EXCELENTE.

    Conteúdo patrocinado


    [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta. Empty Re: [Tsuna Tutorial's] GIMP:Conhecendo A Ferramenta.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 06:37